Gaiolas Malditas!!!
Estamos escrevendo este artigo pois você já deve ter visto fotos de canis clandestinos onde há animais sofridos fechados em gaiolas. Certamente você deve ter pensado: "cães são fechados e maltratados aí dentro. Isso é coisa de criador monstro".
ERRADO!!!
Criadores de fundo de quintal não sabem a função das gaiolas ou cercados, talvez você conheça por outro nome, então é possível que eles vejam como um instrumento de acumulação de cães em pouco espaço. Então, o conceito de que as gaiolinhas são do mal pode parecer fazer sentido considerando que você também não tem experiência com criação de animais!
A verdade é que os criadores profissionais, assim como os veterinários costumam fazer nas Clínicas e Pet Shops, utilizam as gaiolas (cercas/cercados) para fins positivos!
Exemplo:
- Um casal por alguns minutos. Se a fêmea está no cio, o criador pode deixá-los a vontade na gaiola apenas o tempo necessário;
- Fêmeas prenhas apenas no período da noite quando o criador não pode mantê-la em observação. Ela pode ter filhotes prematuros e não deve ficar junto aos demais cães, inclusive para evitar algum acidente e briga. Quando a futura mãe está prestes a ter filhotes o criador profissional dorme em um ambiente da sua casa ou canil junto com a cachorrinha. É isso mesmo, normalmente as pessoas pensam que as cadelas têm seus filhotes sozinhas e que não é necessário qualquer observação, mas o que ocorre é justamente o oposto, lembre-se que não se trata de cães de médio e grande porte, nem de SRDs, cães de porte pequeno e mini precisam de observação em tempo integral no parto e é importante ter conhecimento e experiência em partos para não colocar a vida da cachorrinha e filhotes em risco;
- Fêmeas e seus filhotes durante o período da amamentação (2 meses no máximo). O ideal é que estes filhotes fiquem à, pelo menos, um metro de altura do chão, pois ficam distantes dos demais cães que poderiam mordê-los e porque o solo é o lugar mais contaminado por vírus e bactérias. Sendo assim, uma gaiola é o ambiente ideal, não é mesmo? A mãe dos filhotes não costuma fazer suas necessidades lá dentro, os cães têm um senso de higiene apurado, elas chamam a atenção do criador para sair (choramingando ou batendo no portãozinho), ao serem soltas vão fazer suas necessidades e voltam imediatamente pedindo para ficar com sua cria. Sim, o criador profissional retira e recoloca a mãe junto aos seus filhotes em tempo integral, assim como mantêm o ambiente limpo e desinfetado. Sim, dá muito trabalho.
O que aconteceria se essas Gaiolas e Cercados fossem proibidos?
Por ignorância, vereadores, deputados ou senadores retirariam um instrumento de uso positivo (do bem) do alcance de profissionais. Para driblar isso, tanto criadores como veterinários se obrigariam a adquirir/construir mais espaço. Certamente este investimento teria que ser repassado ao consumidor, pois não existe almoço grátis.